Header Ads

Seo Services

Plínio Valério questiona reaproveitamento das estruturas da ponte do Autaz Mirim BR-319


Manicoré (AM) - O Senador Plínio Valério (PSDB-AM), por meio de suas redes sociais, reforçou, na noite deste último domingo (16), o alerta dado pelo professor, advogado e engenheiro civil Marcos Maurício no sentido de que há evidências, na construção da ponte sobre o Rio Autaz, no Km 24,60 da Rodovia BR-319 (Manaus-Porto Velho), de reaproveitamento de parte da estrutura da antiga ponte, que colapsou em outubro de 2022.
"Solicitarei ao DNIT, ao longo desta semana, informações detalhadas acerca do projeto. Se de fato está havendo aproveitamento da estrutura anterior, solicitarei também cópias dos testes que demonstram a ausência de patologias que possam comprometer a qualidade da obra e a segurança dos usuários", informou Plínio Valério.
"Ao que parece, houve o reaproveitamento de parte da infraestrutura (e da mesoestrutura também) da ponte anterior. Ocorre que o colapso estrutural certamente gerou esforços não previstos em toda a estrutura (infra, meso e superestrutura). É importante que o empreendedor (DNIT) tenha realizado os ensaios técnicos a fim de verificar a situação estrutural das partes que estão sendo reaproveitadas. Frisa-se que essas cargas decorrentes dos esforços ocasionados pelo próprio colapso podem ter comprometido a infraestrutura", pontuou o professor Marcos Maurício. 
A construção da ponte sobre o Rio Autaz Mirim, após três anos do colapso, ainda não foi finalizada. O último prazo, outubro deste ano (2025), também não foi cumprido. 
O espaço está aberto para manifestação da autarquia federal (DNIT-AM).
imagens: repost sen. Eduardo Braga 
Texto: Manicoré em Foco (da redação)
Data: 17.11.2025
Tecnologia do Blogger.