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O que a máfia milionária que boicota a BR-319 tem a ver com Amazonino Mendes e o empresário 'Passarão'?





08/12/2015 | 23:25
Não é de hoje que se denuncia a existência de uma poderosa máfia, envolvendo políticos e empresários do Norte e do Sudeste, contrária à restauração da BR-319, que ligaria as cidades de Manaus, Boa Vista e de Porto Velho aos mercados do Sul do País, dinamizando consideravelmente as atividades e os negócios das empresas que operam na Zona Franca de Manaus.
Por meio do aplicativo Watshapp, internautas que interagem em um grupo denominado “BR 319, Queremos o Brasil2” reacendem denúncias contra o lobby mafioso que trava a importante rodovia. Na semana passada, o grupo soltou o verbo em cima de ninguém menos que o ex-governador do Amazonas e ex-prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PDT), que seria um dos interessados no boicote à rodovia.
  “O Amazonino não pode chegara comandar o Amazonas nem como prefeito e muito menos como governador”, disparou um internauta, esconjurando um possível retorno do “Negão” à disputa eleitoral em 2016 ou 2018, apesar da sua idade avançada.
  Segundo o internauta, Amazonino seria um dos grandes beneficiados com a “máfia da navegação” que trava a BR e teria como “testa de ferro” o empresário José Ferreira de Oliveira, o 'Passarão', dono do porto Chibatão, encarregado de incrementar pomposos negócios pelo Rio Madeira. “Vocês sabem quanto uma balsa fatura em uma viagem só de ida pra Porto Velho? R$ 240 000,00. São 80 carretas que levam em duas balsas acopladas em um só rebocador”, diz o internauta, que reside em Manaus.
 PF precisa investigar
 Para o internauta denunciante, a Polícia Federal, mais do que nunca, precisa investigar a máfia que há anos impede as obras de restauração da BR-319 em um trecho de 400 quilômetros ente Manaus e Porto Velho.
  “É por isso que eu digo que a Polícia Federal tem que investigar ligações desse tipo de gente que são lobbystas contra a BR 319, que solta muita grana para órgãos ambientais e talvez até pro DNIT, precisamos ficar de olho”, critica o internauta.
 Omar enfrenta a máfia
 No Congresso Nacional, o senador Omar Aziz (PSD-AM) é um dos mais açodados críticos da máfia que se empenha há mais de 20 anos para brecar a BR-319 e inviabilizá-la para o tráfego de veículos.
 "É necessário que possamos imediatamente autorizar o asfaltamento da BR-319. Não é justo o que se faz com o Brasil e com o povo do Amazonas e de Roraima. Hoje temos tecnologia suficiente para que possamos investigar cuidar e tratar as nossas florestas com o devido cuidado que elas merecem", disse Omar em recente discurso.
 Na ocasião, ele atacou o lobby contra a rodovia, atirando mísseis na direção das empresas de transporte hidroviário que não querem perder mercado e travam a BR.
 Fecomércio também dispara
 A exemplo do senador Omar Aziz, a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM) também tem encarado a máfia contrária a rodovia.
  Segundo um dos dirigentes da entidade, Aderson Frota, o lobby possui ligações com grupos empresariais do Sudeste que possuem “laranjas” em Manaus para intermediação de seus lucrativos negócios.
 21 milhões por ano...bela viola!
 Outro político que lucra até as montanhas da Lua com os negócios envolvendo a navegação via Rio Madeira, e, portanto, não quer nem de brincadeira ouvir falar em BR-319 é o deputado Roberto Dorner (PP-MT).
  Ele explora transporte de passageiros, veículos e cargas na navegação de travessia em três rodovias federais na Bacia Amazônica e seu faturamento médio é da ordem R$ 60 mil por dia ou R$ 21,6 milhões ao ano.
  Com forte influência dentro do Ministério dos Transportes, Dorner é muito ativo com suas balsas singrando as águas do Madeira envolvendo as cidades de Porto Velho, em Rondônia, e Humaitá, no Amazonas.
 CNT - estradas ruins
 De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), as quatro estradas estratégicas para o desenvolvimento do Amazonas são péssimas. São elas a AM-010, BR-174, BR-230 (Transamazônica) e BR-319. Nem por isso o Governo Federal se empenha em favor da BR-319.
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