Orlando Cidade acusa Ipaam de “emperrar” obras da BR-319
Em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa do
Amazonas (Aleam), nesta segunda-feira (14), o deputado Orlando Cidade (PTN)
classificou de “omisso” o Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas
(Ipaam) por não liberar as licenças que permitem a continuação das obras de
manutenção e conservação da BR-319. Cidade pediu o apoio do parlamento para ir
à Justiça pedir que o órgão se manifeste.
Orlando Cidade disse que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos
Recursos Naturais Renováveis (Ibama) solicitou a liberação da obra que seguiu
para a decisão do presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região,
desembargador federal Cândido Ribeiro. O desembargador suspendeu liminar
da 7ª Vara da Justiça Federal do Amazonas, Aline Soares Lucena Carnaúba, que
atendia a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal.No entanto, o deputado disse que o Ipaam continua não liberando as licenças necessárias para dar continuidade às obras do trecho do meio (entre os quilômetros 250 e 655 da BR-319). “Vou pedir o apoio do governador José Melo (PROS) para não permitir que o Ipaam seja o causador desse prejuízo à economia amazonense e à população em geral”, lamentou.
Comissão Especial
Defensor das obras de manutenção da estrada, Orlando Cidade foi o autor do requerimento que criou a Comissão Especial para tratar desse assunto envolvendo as Assembleias Legislativas de Roraima, Rondônia e do Acre, inclusive com a participação dos deputados amazonenses Francisco Souza (PSC) e Platiny Soares (PV).
“Esse tema já teve repercussão internacional; com cobertura jornalística de todos os meios de comunicação do Amazonas e dos demais Estados do País, com uma série de reportagens sobre o tema”, disse o deputado, destacando a expedição realizada na BR-319, feita por políticos e empresários, cujo encerramento se deu na Aleam, com a realização de uma Audiência Pública. “O Congresso Nacional oportunizou debates sobre o tema, cujo desfecho resultou na suspensão do desembargo da obra”, frisou.
Em aparte, os deputados Sabá Reis (PR) e Dermilson Chagas (PDT) também se manifestaram sobre o tema, ressaltando a importância da manutenção e conservação da BR-319 para o Amazonas e demais Estados da região Norte.
Fonte: http://www.ale.am.gov.br/