Header Ads

Seo Services

Juiz federal suspende posse de Lula na Casa Civil



  Lula tomou posse na manhã de hoje, mas o efeito já foi suspenso Foto: AFP 
Para juiz federal, posse representa "risco de dano ao livre exercício do Poder Judiciário, da atuação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal"
Manaus - Uma decisão do juiz federal Itagiba Catta Pretta Neto, tomada na manhã de hoje, suspendeu os efeitos da posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa-Civil, realizada hoje.
A decisão, em caráter liminar, tem efeito imediato. “Caso já tenha ocorrido a posse, suspendo seus efeitos até o julgamento final desta ação”. Diz a decisão. Para o juiz, houve indícios de crime de responsabilidade por parte da presidente em nomear Lula como ministro. “Assim, em vista do risco de dano ao livre exercício do Poder Judiciário, da atuação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, defiro o pedido de liminar para sustar o ato de nomeação do Sr. Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, ou qualquer outro que lhe outorgue prerrogativa de foro”, diz a decisão.
Com Lula como ministro, ele só pode ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal, sendo que há um pedido de prisão contra ele na Justiça Federal, que não pode ser apreciado por conta do foro privilegiado. “Tendo em vista os indícios de cometimento de crime de responsabilidade acima mencionado, oficiem-se Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara dos Deputados e Excelentíssimo Senhor Procurador Geral da República para as providências inerentes aos respectivos cargos”.
À Globo News, a Advocacia Geral da União afirmou que iria recorrer de imediato da decisão, que foi tomada após uma ação popular de uma advogada.
Tecnologia do Blogger.