Idéia e Oportunidade, o que fazer?
Viver em meio à tempestade – vai ser assim em
2016. Os primeiros dias do ano estão nos deixando apavorados. Combustível caro,
reajuste absurdo de energia e água; taxa de juros nas alturas; dólar com
tendência a se valorizar ainda mais em relação ao real; desemprego deixando
muitas famílias desesperadas; e, a doença principal: a inflação ainda sem
controle. A motivação para empreender, diante de um cenário econômico tão
desacreditado, não é boa. Mas, não se esqueça: nas crises aparecem muitas
oportunidades.
De acordo com o GEM- Global Entrepreneurship
Monitor, em uma pesquisa realizada, em 2014, 60,9% dos empreendedores
brasileiros afirmaram que não tinham medo de fracassar ao iniciar um negócio.
De lá para cá muita coisa mudou. Será que esse percentual vai permanecer onde
está? Sei que devemos vencer o medo, sermos ousados, não temer o risco,
entretanto, cuidado com os impulsos.
Ter uma “ótima idéia” é o desejo de muitos que
querem empreender. Como encontrá-la? Não é fácil! As idéias surgem de várias
maneiras: experiência na área em que você trabalha; interesses pessoais;
hobbies; cursos, entre outros. Depois de encontrá-la, você deve verificar se a
idéia proporciona uma boa oportunidade. Porque nem sempre uma boa idéia é uma
oportunidade de investimento. Lembro das palavras do professor José Dornelas “o
empreendedor deve saber diferenciar idéias de oportunidades, pois o processo
empreendedor depende de oportunidades para acontecer e não de idéias. Por outro
lado, uma oportunidade pode ser decorrente de uma idéia. Idéias não têm
comprometimento econômico ou de ser viável. Já oportunidade é uma idéia
economicamente viável, que trabalha com chances de ser implementada com
sucesso.”
Ao encontrar uma idéia, para verificar se ela é
uma oportunidade, pergunte: qual a oportunidade por trás dessa idéia? Será que
as pessoas vão se interessar em comprar o que pretendo oferecer ao mercado? Há
demanda pelo produto ou serviço? Tem qualidade, bom preço? Não se esqueça que o
mercado é quem manda. Encontre o nicho de mercado- parcela inexplorada, o
público alvo. Lembre-se, antes de iniciar não hesite em fazer um plano de
negócios. Na internet você encontra como fazer o seu; em caso de dúvida,
procure um profissional da área.
Essa crise é uma das piores que já tivemos. Ela é
econômica e política, por isso vai ser longa. Em setembro do ano passado a
Confederação Nacional da Indústria publicou uma pesquisa que constatou que 57%
dos brasileiros mudaram de hábitos. Algumas novas oportunidades podem estar surgindo,
fique atento.
Para os que estão com seus negócios em andamento,
o momento é o de verificar em que parte a empresa não vai bem. Comece com o
Atendimento, examine a Qualidade do produto ou serviço, elimine Custos, invista
em Marketing, estimule Inovações e fique de olho na concorrência.
Bem, nós somos maiores que essa crise. A chama
empreendedora não vai se apagar. Mantenha a dedicação, a motivação e,
principalmente a fé.
Fonte: Escrito por Jefferson Praia
(Economista-AM)