Hidrovia do Rio Madeira vai ganhar sinalização no Amazonas e em Rondônia
Comando
do 9º Distrito Naval será responsável pelos levantamentos hidrográficos,
cartografia e implantação da sinalização do rio Madeira.
MANAUS
– A Hidrovia do Rio Madeira será sinalizada nos próximos cinco anos para
garantir segurança na navegabilidade e melhorar a logística da região
amazônica. O acordo de Cooperação foi firmado entre o Ministério dos
Transportes, por meio do (Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (Dnit) e a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 9º
Distrito Naval (Com9°DN).O termo assinado dá o direito para que o Com9ºDN,
juntamente com a Diretoria de Hidrografia e Navegação, realize os serviços
de levantamentos hidrográficos; atualização de documentos cartográficos
e planejamento e implantação de Sinalização Náutica (SN) na Hidrovia
do rio Madeira no trecho compreendido entre Porto Velho (RO), e sua foz no rio
Amazonas, no Amazonas.A solenidade de assinatura do TED aconteceu no Com9ºDN,
localizado no centro da capital, e contou com a presença do comandante do
9º Distrito Naval, vice-almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, do diretor de
Hidrografia e Navegação (DHN), vice-almirante Antonio Reginaldo Pontes Lima, e
do diretor do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes),
Valter Casemiro Silveira.
Mapeamento
A
navegação no Rio Madeira possui diversas dificuldades na região devido ao
fenômeno de terras caídas. Vale destacar que há uma grande variabilidade
do canal de navegação que se altera a cada período de cheia do rio, sendo
necessária uma atualização cartográfica constante. O trabalho de sinalização
será realizado pela Marinha do Brasil, por meio do 9º Distrito Naval, e contará
com o apoio do Navio Hidroceanográfico.As atividades de mapeamento e
sinalização iniciam neste ano, conforme afirma o comandante do
9º Distrito Naval, vice-almirante Wagner Lopes de Zamith. “O rio Madeira é
muito importante para o desenvolvimento de nossa região porque permite
escoamento de grãos produzidos na região centro-oeste e que são
exportados dos portos da região Norte do nosso país. A Hidrovia tem umas
características com muitos troncos e exige todo um processo de sinalização
e é por isso que a Marinha foi designada a esse projeto juntamente com o Dnit
para que pudéssemos fazer esse balizamento para trazer uma segurança
maior”, explicou
Durante a solenidade, o vice-governador do
Amazonas, Henrique Oliveira, ressaltou que essa parceria deve atrair novos
investidores e trazer mais desenvolvimento para o Amazonas. “Essa parceria
projeta benefícios para o nosso Estado porque pelo rio Madeira transitam cargas
importantes que vão fazer com que o restante do Brasil invista cada vez mais na
Amazônia. Sabemos da importância da navegabilidade dos rios amazônicos e
por onde o rio Madeira passa, trazendo grãos produzidos na região Centro-Oeste.
E o governo do Amazonas é parceiro nesse trabalho para que mais crescimento
aconteça em nosso Estado”, destacou o vice-governador.
Hidrovia Rio Madeira
A
Hidrovia do rio Madeira é a segunda maior do Brasil em termos de toneladas
transportadas por quilômetros útil, com grande aumento de carga a cada ano. O
rio Madeira pertence à bacia do rio Amazonas que banha os Estados do
Rondônia e do Amazonas, sendo o 17° maior do mundo em extensão. Entre os
benefícios trazidos com a sinalização náutica no rio Madeira, está a sua
utilização como importante via de exportações para Europa, com economia nos
custos de transportes.
Com
Informações do Portal Amazônia